Quando surge a necessidade de aumentar os negócios a curto prazo, existem diversas estratégias que, quando bem executadas, surtem efeito certeiro: é o caso de campanhas de marketing direcionadas ou ações de desconto e promoções. No entanto, muitos empreendedores se esquecem da importância do ponto de vendas (PDV) no crescimento dos negócios, sem saber que negligenciar esse aspecto do empreendimento pode levar à perda de muitas oportunidades. Para entender o papel do PDV nos seus negócios e como melhorá-lo para ganhar cada vez mais, não deixe de conferir este post!

 

Adapte-se às mudanças no mercado

Se atentar às tendências de mercado e público para traçar novas estratégias é essencial para a melhoria constante de seu ponto de venda. Entretanto, isso não significa apenas observar mudanças nas demandas do consumidor, mas também ficar atento ao seu fluxo de clientes em diferentes períodos. Afinal, de nada adianta atrair muitos clientes se a estrutura física e o número de funcionários no seu ponto de venda não forem suficientes para atendê-los.

 

Inove e mantenha seu ambiente atraente

Essa é uma questão estrutural de muita importância. O ambiente de seu ponto de vendas proporciona conforto aos clientes? O principal aqui é deixar os consumidores à vontade para favorecer o consumo. Para isso, quanto mais agradável for a loja, mais tempo o cliente irá querer passar nela: sofás e poltronas para os acompanhantes, decoração de bom gosto, boa iluminação e odorização suave são boas estratégias nesse sentido. Além disso, se seus produtos devem estar associados a determinado conceito, isto é, se vendem também um estilo de vida, não se esqueça de sintonizar seu ambiente com as ideias que você deseja passar.

 

Aposte nas luzes para seduzir no ponto de vendas

Cada vez mais, os varejistas estão preocupados em iluminar melhor o seu ponto de venda. Muitas pesquisas têm sido realizadas em torno dessa preocupação, e os resultados parecem mostrar que, quando a iluminação é adequada, a loja recebe muitas vantagens. Além da economia de energia e na reposição das lâmpadas, o varejista também conta com um crescimento nas vendas devido à atração de mais clientes.

 

Conquiste com arrumação e organização

Todo seu investimento em boa iluminação e conforto pode ir por água abaixo se seu ponto de vendas tiver problemas com a limpeza do local, das embalagens e dos produtos. Abaixo, algumas dicas para se dar bem nesse quesito: Seus produtos devem ser mantidos de forma alinhada e não devem apresentar sinais de envelhecimento, amassados ou rasgados. Nenhum espaço do seu ponto de venda visível ao cliente deve parecer bagunçado ou vazio. A organização e arrumação de seu PDV devem ser adequadas e mantidas sempre para que os produtos sejam encontrados facilmente. Na hora de anunciar promoções, a loja não deve apresentar exageros de comunicação que poluam o ambiente (tanto sonoro quanto visual). Vendedores com uniformes bonitos e bem cuidados, além de ajudar o cliente a identificar quem pode atendê-lo, pode ser uma boa maneira de mostrar o estilo do seu negócio.

 

Atente-se a concorrência

Como o seu concorrente está atraindo clientes? E seus vizinhos, como se relacionam com o público alvo que deseja atingir? Obviamente, não vale copiar, mas analisar como são os diferentes pontos de venda ao seu redor certamente te ajudará em suas tomadas de decisão e inovações. É essencial se importar com o ponto de venda, pois, além de passar ao consumidor uma imagem da sua marca, é nele que os negócios são fechados. O seu PDV deve fazer com que o cliente se sinta à vontade, se identifique com marca e, ainda, fique tentado a comprar.

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