7 dicas de como automatizar sua loja

A automatização já deixou de ser um diferencial competitivo no mundo do varejo e tornou-se uma questão de sobrevivência. E não estamos falando apenas de empresas de portes mais robustos. Essa máxima vale para qualquer empresa, independentemente do segmento em que atua. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a automatização de um comércio tornou-se algo muito simples, rápido e pouco oneroso. Existem soluções, por exemplo, que permitem que cadastros e configurações sejam realizados através da web, agilizando ainda mais o processo.

Veja abaixo algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de como automatizar sua loja.

 

Corra da dor de cabeça

Se o seu negócio não é tecnologia, deixe isso na mão de quem é especialista no assunto. Portanto, no momento em que for automatizar, procure um fornecedor que irá lhe entregar uma solução completa. Desde o sistema propriamente dito até os equipamentos necessários para que a operação aconteça.

Gerenciamento à distância

Sabemos que é o “olho do dono que engorda o gado”, certo? É preciso estar atento a tudo o que acontece em seu estabelecimento. No entanto, nem sempre a presença é necessária. Procure uma solução que ofereça a possibilidade de gerenciamento à distância. Ou seja, mesmo estando fora da loja, ainda será possível acompanhar informações como a evolução das vendas e cobrar da sua equipe os resultados esperados.

Estabilidade e desempenho

A solução a ser escolhida deve oferecer eficiência no processo de venda e, ao mesmo tempo, garantir estabilidade na operação. Buscar por sistemas e equipamentos que garantam a continuidade das vendas, mesmo sem internet ou com a queda de energia, é um ponto muito positivo.

Auxílio à gestão

Tanto quanto oferecer eficiência operacional, a automatização deve também exercer a função de aliado na gestão do negócio. Para tanto, precisa oferecer uma grande variedade de relatórios gerenciais que possam dar embasamento para uma tomada de decisões assertivas. Mas há um porém: há sistemas que oferecem tantos relatórios que muitas vezes você se perde no meio deles, tornando sua experiência um pouco mais complicada. Procure por aquele sistema que você acha que vai suprir a sua necessidade, ou seja, que tenha os relatórios que são fáceis de entender e que facilite a sua decisão e não dificulte.

O cliente é rei

O cliente é quem viabiliza o negócio. Portanto, nada mais interessante do que saber quem ele é. Uma solução que permita o cadastro dos consumidores e o acompanhamento dos seus históricos de consumo pode ser um grande ponto a favor na busca pela fidelização dos seus consumidores.

Suporte é imprescindível

Este é um fator de extrema importância! É imprescindível contar com um canal de comunicação junto ao fornecedor para que dúvidas possam ser esclarecidas. Além disso, preze por uma empresa que dê além do suporte, um atendimento ao consumidor digno, em que você sinta bem em ligar para empresa para esclarecer dúvidas e não aquela em que você se irrita porque vai ter que ligar e já sabe que o atendimento não vai ser bom.

Os equipamentos enquanto parte do conceito visual

Todo objeto localizado num estabelecimento comercial está, de alguma forma, participando do conceito visual do mesmo. Tratando especificamente da automação comercial, a instalação de computadores ou monitores com aspecto visual “questionável” poderá ter influência negativa na percepção dos seus clientes. Até mesmo nesses pequenos detalhes é importante ter cautela e escolher um sistema de automatização que não vá “negativar” a imagem do seu estabelecimento. Seguindo as 7 dicas dadas acima a sua escolha será feita de forma assertiva e evitará muitas futuras dores de cabeça. A automatização deve ser vista como a alma da gestão estratégica do seu negócio e, portanto, merece sim certa dedicação durante o processo de decisão. O seu negócio já possui um sistema de automatização que segue todas as nossas dicas? Qual dos pontos foi o mais complicado na sua implementação? Deixe seus comentários, dúvidas ou sugestões abaixo!
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