6 dicas para agilizar o atendimento do seu negócio

Qualquer empresário que esteja começando um negócio comercial, sabe que agilizar o atendimento ao público, sem deixar que a qualidade dessa operação diminua, é uma das artimanhas para atrair mais e mais clientes, além de expandir as vendas consideravelmente e também promover mais clientes satisfeitos. Então, o que você poderia fazer para que seu negócio seja um sucesso de bom atendimento?

 

Treine sua equipe para ser educada e atenciosa

Investir no treinamento de seus funcionários não apenas otimiza o atendimento aos clientes, mas também faz com que o consumidor se sinta mais bem atendido. A equipe deve demonstrar boa educação, simpatia, dar plena atenção ao cliente e fazer com que ele se sinta bem-vindo ao seu estabelecimento. Inclusive, a manutenção do relacionamento com o cliente, usando frases do tipo “Senhor(a), já iremos lhe atender em dois minutinhos”, pode ser um fator distintivo para melhorar a impressão da pessoa que já está há algum tempo na fila de pagamento. Chamar o cliente pelo nome pode estabelecer um relacionamento de proximidade e é um dos pilares de atendimento ao consumidor da Apple.

 

Diminua os gargalos de espera

As filas são um dos maiores desgostos de qualquer consumidor, principalmente na hora de pagar pelas mercadorias que pretende adquirir. O momento de fechar o negócio precisa ser eficiente, cortês e breve. Portanto, procure criar mecanismos para se atender da forma mais imediata possível e encontre maneiras de diminuir o tempo de espera, com uma boa logística interna. Você pode pesquisar se o mais indicado para sua loja, por exemplo, seria colocar os clientes em uma fila única para pagamento distribuído por vários caixas, ou se seria melhor espalhar setores de pagamento em diferentes locais do seu estabelecimento.

 

Seus funcionários devem fazer o cliente se sentir “em casa”

Obviamente os funcionários tem o objetivo final de vender os produtos e serviços da loja, porém é muito importante que os clientes se sintam confortáveis em ficar no estabelecimento, tirar suas dúvidas, aprender sobre o produto e, se interessar, realizar a compra. Com certeza os atendentes não devem se perder em longos bate-papos sobre a vida do consumidor, mas sim tornar aquela visita à loja uma experiência para o consumidor. Como? Sendo simpático, chamando-o pelo nome, tirando as dúvidas, dando sugestões. O importante é zerar o relógio do consumidor, ou seja, sanar todas as dúvidas, preocupações o mais rápido possível e atender outro consumidor que esteja querendo atendimento

 

Informatize sua loja

O atendimento ao cliente ficará muito mais ágil e rápido se os vários setores de sua loja estiverem controlados por sistemas interligados e informatizados, desde o cadastro dos produtos, passando pelo cadastro de clientes já fidelizados, até os dados padronizados para pagamentos – contando, por exemplo, com a implantação de um sistema de leitura por código de barras, entre outras funções. Com tudo isso, o acesso às informações será muito mais ágil e a diminuição de erros cometidos pelos funcionários também será considerável, reduzindo a demora da assistência aos pedidos feitos pelos clientes e expandindo a velocidade nas várias operações de atendimento.

 

Separe bem os setores

O atendimento vai ser ainda mais preciso se na sua loja os setores forem bem definidos. Por exemplo, é importante não misturar as seções para trocas e devoluções com as áreas específicas para a realização de pagamentos. A circulação no recinto ficará muito melhor, mais organizada e compreensível! Reforce sua equipe quando necessário Existem períodos no ano, como o Natal e outras festividades, que ocorre um importante aquecimento do mercado. Por isso, mesmo que seus funcionários sejam atenciosos e bem treinados, pode ser necessária a contratação de profissionais temporários para dar conta dessas novas demandas. Analise a conjuntura atual de seu estabelecimento e verifique se essa contratação é ou não imprescindível.

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